KN Associados
KN Associados
PUBLICAÇÕES
KN Associados
Charme em Espaço Reduzido  |  01/2004
VOLTAR
  • Charme em Espaço Reduzido
  • Charme em Espaço Reduzido
  • Charme em Espaço Reduzido
  • Charme em Espaço Reduzido

Charme Em Espaço Reduzido
Ano I - Edição 6 - 2004

Apesar de pequena a loja de presentes Fina Estampa consegue chamar a atenção usando planos em várias profundidades para a exposição dos seus produtos.

A venda de materiais de papelaria deixou de render o esperado com a chegada do comércio pela internet, mas isso não fez com que o casal Vitor e Helena Rosenfeld perdesse o gosto pelo varejo ou o tino para os negócios. Antes mesmo de fecharem as portas do empreendimento que durara oito anos, os dois já tinham na cabeça um "plano B": uma loja de presentes para homens, com um bom projeto de design e de marca, em um shopping paulistano freqüentado por pessoas de alto poder aquisitivo. Venderiam de tabuleiros de xadrez a copos de cristal; de aviõezinhos de metal a canetas tinteiro; de estojos de ferramenta a bússolas.

A oportunidade foi percebida na própria papelaria, onde observaram que a sessão de presentes era uma das mais aquecidas, com produtos nem sempre escolhidos pelo preço. "Percebemos que a venda de presentes era mais quente que a de produtos de escritório, muito mais racional e baseada no custo", conta o empresário.

Com a idéia na cabeça e algum dinheiro no bolso, o casal encontrou em uma esquina no andar térreo do Shopping Villa Lobos o ponto que procurava, e chamou a KN Associados para desenvolver o projeto arquitetônico e a marca escolhida para traduzir o conceito perseguido: Fina Estampa. Fundado em 1990, o escritório de arquitetura é especializado em projetos para o varejo e atua nas áreas de arquitetura, arquitetura de interiores, desenho industrial, comunicação visual, planejamento e gerenciamento, buscando aproveitar ao máximo recursos estéticos, tecnológicos e financeiros. "Nossa equipe é formada por profissionais especializados nas mais variadas áreas, o que nos permite oferecer desde pesquisa e estudos preliminares até o gerenciamento e o acompanhamento da execução de empreendimentos", afirma Naassom Ferreira Rosa, um dos sócios do escritório e arquiteto responsável pelo projeto da loja.

Exposição diferenciada

De acordo com Rosa, o grande diferencial no caso da Fina Estampa foi fazer com que os produtos pudessem ser vistos dos corredores do shopping estando expostos na vitrine, no centro ou mesmo no fundo da loja. Essa abordagem permitiu otimizar o pequeno espaço disponível, sem deixar de lado o charme e a classe necessários a um empreendimento do gênero. "A exposição dos produtos em primeiro plano não é feita sobre um só balcão, que vai de um canto a outro. Mas em vitrines com várias configurações diferentes, que quebram a monotonia e convidam o consumidor a entrar", diz Rosenfeld, traduzindo conceitos criados pelo arquiteto. "Na frente, ficam os produtos menores. Atrás, os maiores. "A idéia foi criar uma série de planos de exposição, em várias profundidades", completa Ferreira Rosa.

Na vitrine principal, localizada à esquerda da porta de entrada, o ambiente foi dividido em três. No centro, quase colado ao teto, foi colocado um grande "caixote" de acrílico branco, iluminado por dentro, e nele foram coladas letras em alto relevo com o nome da loja e o logo da marca (um homenzinho estilizado), ambos os detalhes em preto. O arquiteto explica que o alto relevo foi usado para sugerir elegância, da mesma forma que a ausência de cores fortes empresta sofisticação e discrição ao nome. "Quanto mais cor, mais agressivo. E quanto mais agressivo, mais popular", explica.

Logo abaixo do luminoso, a única exceção ao conceito de transparência da vitrine: um painel de ripas de ripas de madeira escura, dispostas na horizontal, construído de forma a permitir diversas configurações de prateleiras ou mesmo a criação de um ambiente cênico com manequins. Na vitrine do lado direito, outras três configurações de prateleiras completaram o cenário. Para dar imponência à fachada, o pé-direito foi deixado alto, expondo o ambiente interno da loja inclusive em áreas próximas ao teto, onde não existem prateleiras nem produtos para serem vistos.

Ambiente Masculino

Internamente, a lógica utilizada foi a mesma. A criação de um ambiente masculino e moderno, porém aconchegante, levou o escritório a privilegiar linhas retas e o contraste entre o preto e o branco, além de madeira escura,com bordas grossas, que deram peso às prateleiras fixadas à parede direita. "São elementos que traduzem objetividade e racionalidade, características masculinas", diz o arquiteto. "Um homem, quando vai comprar um sapato, diz ao vendedor exatamente o modelo que escolheu na vitrine. A mulher, não. Ela escolhe o modelo de um, com a cor de outro e o salto de um terceiro", completa.

No centro da loja, um conjunto de mesas pretas similares a caixotes que podem ser guardados uns dentro dos outros foi desenhado para permitir a exposição de produtos em diversos planos. Um pouco mais ao fundo, no canto esquerdo, escondendo a escada que leva ao escritório no mezanino, foi colocado o balcão de atendimento e, atrás dele, um painel de ripas de madeira escura, similar ao encontrado na vitrine principal, destacando a marca Fina Estampa, agora escrita em branco. Do lado esquerdo do balcão, ficou a escada de acesso ao escritório. E, debaixo dela, já à direita do balcão de atendimento, um pequeno jardim com produtos expostos sobre pedras brancas. Segundo Ferreira Rosa, a posição do caixa e da marca, ao fundo, faz com que dominem o ambiente e permitam ao cliente saber onde está. "É uma posição que também não prejudica a circulação e garante a segurança", diz.

A iluminação do projeto é um capítulo a parte, utilizando cinco tipos de luz. Para tornar o ambiente aconchegante e gerar empatia, foram penduradas no teto, na região próxima ao balcão de atendimento, luminárias de estilo tipicamente residencial. Nas prateleiras, ao contrário, foi privilegiada a iluminação focal, com lâmpadas que reproduzem fielmente as cores, dão maior brilho e destaque aos produtos. Nas demais áreas da loja, predominam lâmpadas de foco aberto ou difuso, compondo um ambiente bastante claro. "É uma loja bem iluminada, mas não é uma farmácia. Os produtos não são ofuscados pela luz", diz Ferreira Rosa.

Apesar da pouca idade, a Fina Estampa parece já ter conseguido tornar-se referência para a compra de presentes masculinos. Inaugurada em fevereiro, uma semana antes do Carnaval, a loja viveu seus melhores momentos nas semanas que antecederam o Dia dos Pais. "Foi uma loucura. Era como se as pessoas já estivesse olhando, namorando os produtos na vitrine. Quando a data finalmente chegou, muitos sabiam exatamente o que queriam. Alguns artigos chegaram a desaparecer do estoque", conta Vitor Rosenfeld. Segundo Sônia Sandoval, gerente da loja, apesar de serem os homens que param nas vitrines, são as mulheres que mais freqüentam e compram na loja: "Elas também encontram aqui objetos para elas ou para decorar a casa".

Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
XII
Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
GANHAMOS!
KN Associados
RECEBA NOSSAS
NEWSLETTERS
Digite seu endereço de e-mail abaixo:

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

KN Associados
RUA CDE. SILVIO ÁLVARES PENTEADO, 35
PINHEIROS - SÃO PAULO - SP
CEP: 05428-040
KN Associados
FONE: 55 (11) 3814-3877
FAX: 55 (11) 3031-6324
rolex replica sale replica watches uk rolex replica sale